09 agosto 2007

Prosecco e a uva Pulcinum




Segundo os pesquisadores vênetos a cepa Prosecco é muito antiga e a sua origem já se perdeu na História. Acreditam que ela descende da Pulcinum, a uva que os antigos romanos usavam para fabricar o vinho. Antigamente, eram encontradas mais de uma variedade.

Hoje, a mais difundida é a espécie branca, também chamada de Prosecco Redondo, que tem cacho alongado, de forma piramidal, porte médio, apresentando uma polpa consistente e suco abundante. Diferente de outras espécies mais aromáticas, a uva Prosecco nos fornece um perfume agradável. Seus vinhos não são muito alcoólicos, com média de 11% por volume, e têm como característica peculiar o sabor levemente amargo que tanto fazem o sucesso dos seus vinhos.

A uva Prosecco é considerada tardia, o que a leva a ser colhida no final da safra, entre 20 a 25 de setembro ao final de outubro. Além de amadurecer adequadamente, tem bom grau de acidez, o que é importante para ressaltar o frescor de um espumante.

Para a sua vinificação, é utilizada intensamente a tecnologia do frio, por se tratar de um vinho muito ligeiro. Quando se trabalha com baixas temperaturas, os sólidos em suspensão no mosto se aglutinam naturalmente e são com mais facilidade retirados por decantação. Esse processo evita a necessidade de filtração do vinho, que se por um lado elimina os materiais sólidos em suspensão, também concorre com o desaparecimento das matérias corantes.


Informações:

Arquivos da La Piave FAINORS
www.fainors.com

Associação Trevisani nel Mondo Erechim

http://atmerechim.blogspot.com




Nenhum comentário: