09 agosto 2007

Categorias de Prosecco

Conegliano e Valdobbiadene, embora estejam situados na mesma zona, até muito próximo uma da outra, elas, no entanto, tem propriedades geológicas diversas, o que se traduz por uvas Prosecco com um pouco mais amargor nas de Conegliano e mais suaves em Valdobbiadene. Neste último município ainda ocorre uma sub-região, muito pequena, com apenas 107 hectares, que possui características próprias organolépticas muito particulares, cujos vinhos são considerados de grande qualidade, traduzidos na indicação Superiore di Cartizze.

De acordo com os diferentes estilos, o Prosecco se divide igualmente em quatro grandes categorias.

1- Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene, vinho branco tranqüilo, de mesa, seco, que acompanha bem entradas e pratos à base de peixe. Nele além da uva Prosecco, pode levar até 10% da Verdiso, sendo permitida ainda a mistura de Pinot Bianco ou Pinot Gris, em proporção não superior a 15%.

2- Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene Frizzante, cujo corte autorizado é o mesmo usado para o prosecco tranqüilo. J

3- Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene Spumante, neste estilo são aceitos a incorporação de até 25% de Pinot Bianco ou Grigio e deve alcançar a graduação alcoólica mínima de 11%. Já no sabor, o Spumante pode ser secco, amabile (meio doce) ou dolce. O estilo seco, o mais conhecido, pode ser encontrado em duas versões. Uma é o Prosecco Spumante Extra Dry, considerado o estilo clássico, no qual a fermentação é interrompida quando resta uma pequena parcela de açúcar residual, de 15 a 25 g por litro de vinho. A outra é o Prosecco Brut, mais seco que tem um percentual baixo de açúcar residual de apenas 5 a 10 g por litro.

4- Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene Superiore di Cartizze, cujas uvas deverão ser sempre provenientes la localidade de San Pietro Barbozza (sede da antiga Confraria dos Cavaleiros do Prosecco), em Valdobbiadene. Este estilo também poderá ser apresentado como: tranquilo, frisante ou espumante (11.5% de graduação alcoólica), estes podendo ainda ser seco, amabile ou doce.


Informações:

Arquivos da La Piave FAINORS
http://www.fainors.com/

Associação Trevisani nel Mondo Erechim

http://atmerechim.blogspot.com


Nenhum comentário: